Em um pronunciamento conjunto realizado na quarta-feira (07/02/2024), os ministros Carlos Fávaro, da Agricultura e Pecuária (MAPA), e André de Paula, da Pesca e Aquicultura (MPA), anunciaram a suspensão das importações de tilápia do Vietnã, como medida preventiva até que sejam realizadas análises completas de risco sanitário dos produtos provenientes daquele país.
A decisão vem em resposta aos apelos da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), que tem expressado preocupação com a entrada no mercado brasileiro de tilápia contaminada com o vírus TILV, além do uso de polifosfato no Vietnã para aumentar artificialmente o peso dos filés de tilápia e pangasius. Francisco Medeiros, presidente executivo da Peixe BR, destacou a importância da medida, salientando que o Brasil, como o 4º maior produtor mundial de tilápia, possui capacidade interna suficiente para atender à demanda do mercado nacional.
Medeiros alertou para a fraude ao consumidor brasileiro representada pelo possível ingresso de pangasius tratado com polifosfato, enfatizando a necessidade de garantir a segurança e a integridade dos produtos pesqueiros no país. Agradeceu ainda aos ministros Fávaro e de Paula por sua sensibilidade à questão e por tomarem a decisão de suspender as importações de tilápia do Vietnã, em linha com os interesses da indústria nacional da piscicultura.










Deixe um comentário