Chegou a tão esperada segunda-feira de Carnaval em Salvador, e com ela, como um rito secular, a Mudança do Garcia tomou conta das ruas da cidade. Com quase um século de existência, esse tradicional e irreverente movimento levou samba, alegria e protesto para o Circuito Riachão, do final de linha do Garcia até a Passarela Nelson Maleiro, no Campo Grande. O tema deste ano, “Patrimônio Imaterial da Bahia”, destaca a importância histórica e cultural desse evento.
Moradores do Garcia, turistas e soteropolitanos de todas as regiões se uniram ao bloco, composto por fanfarras, trios independentes, grupos de samba e movimentos sociais. O desfile não foi apenas uma celebração, mas também uma manifestação por bandeiras como a valorização da educação pública, combate ao racismo, e a promoção da paz e cultura.
José Lázaro Peixoto, morador do bairro, participa da Mudança do Garcia há mais de 30 anos e destaca a importância do evento como espaço de expressão e protesto. “Além da alegria que o movimento traz, podemos nos manifestar em relação à política e tudo que está acontecendo. Aqui você vê moradores, estudantes, músicos, todas as classes sociais juntas. Sou apaixonado pelo movimento, e para mim, o melhor dia do Carnaval é o da Mudança do Garcia.”
A Mudança do Garcia teve início em 1926 como Arranca-Tocos, criado por ex-policiais, e na década de 1950 ganhou o nome atual. Para o advogado Richard Lacrose de Almeida, o apoio do poder público é crucial para fortalecer essa tradição nos próximos carnavais.
“Vimos muitas manifestações populares necessárias para a sociedade. É uma festa cultural popular, e por isso é necessário o envolvimento dos entes públicos neste cuidado com a tradição.”


Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




