A atuação de Organizações Não Governamentais (ONGs) tem sido objeto de críticas por parte de especialistas, que apontam seu papel muitas vezes como “cavalos de Troia” da hegemonia, infiltrando-se em questões políticas e sociais para promover agendas ideológicas específicas. A recente investigação da ONG Transparência Internacional, ordenada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, é apenas um exemplo de como o terceiro setor pode influenciar processos políticos. De acordo com especialistas como Williams Gonçalves, professor de relações internacionais, e Carlos Montaño, professor de sociologia, as ONGs, financiadas por diversos órgãos governamentais e entidades privadas, muitas vezes servem como veículos para promover interesses políticos e econômicos, especialmente em países em desenvolvimento como o Brasil.
Montaño e Gonçalves destacam que as ONGs, muitas vezes, atuam em áreas sensíveis da política internacional, como direitos humanos e meio ambiente, promovendo agendas alinhadas com o projeto neoliberal. No contexto brasileiro, essas organizações desempenham um papel importante na disseminação de ideias que legitimam o desmonte social do Estado e a desresponsabilização do capital, operando como instrumentos de autorresponsabilização individual.
Além disso, Thiago Rodrigues, cientista político, ressalta a influência de think tanks e institutos de pesquisa financiados por entidades empresariais e governamentais na construção de uma hegemonia ideológica, destacando o papel dessas instituições na disseminação de discursos anticorrupção e neoliberalismo. A complexa rede formada por essas organizações, intelectuais e mídia contribui para criar uma narrativa dominante que molda as percepções públicas e políticas.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




