A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta global devido ao alarmante aumento dos casos de sarampo em diversas partes do mundo. Em uma coletiva de imprensa realizada em Genebra, a conselheira técnica para sarampo e rubéola da entidade, Natasha Crowcroft, expressou extrema preocupação com a situação, citando um aumento constante de casos da doença em todas as regiões do globo, com exceção das Américas.
Segundo dados recentes divulgados pela OMS, mais de 300 mil casos de sarampo foram reportados ao longo do ano de 2023, representando um aumento significativo de 79% em relação ao ano anterior. Além disso, um total de 51 países enfrentaram grandes surtos da doença em 2023, em comparação com apenas 32 no ano anterior. Natasha alertou que esses números provavelmente subestimam a verdadeira extensão do problema, já que muitos casos não são notificados.
A conselheira destacou a urgência de ações para conter a propagação do sarampo, especialmente entre crianças não vacinadas. A OMS estima que aproximadamente 142 milhões de crianças em todo o mundo estejam vulneráveis à doença devido à falta de vacinação, com a maioria delas vivendo em países de baixa e média renda, onde o risco de surtos é maior.
No contexto da pandemia de COVID-19, muitas crianças deixaram de receber a vacina contra o sarampo, contribuindo para o aumento dos casos. Natasha enfatizou a importância de alcançar uma cobertura vacinal de pelo menos 95% para prevenir a propagação da doença. Ela alertou que mais da metade dos países do mundo corre o risco de enfrentar surtos de sarampo até o final do ano.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




