Em uma intervenção na 62ª Sessão da Comissão para o Desenvolvimento Social da ONU em Nova Iorque, a ministra portuguesa do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, enfatizou os esforços de Portugal para incluir estrangeiros no mercado de trabalho. Com a segunda taxa anual mais baixa de desemprego dos últimos 12 anos, o país registrou um aumento significativo no número de trabalhadores estrangeiros, ultrapassando pela primeira vez os 5 milhões de pessoas empregadas em 2023.
Ana Mendes Godinho ressaltou que Portugal tem sido um motor de crescimento econômico, mesmo em meio à incerteza internacional. O país registrou uma taxa de desemprego de 6,6%, ligeiramente abaixo das previsões, e testemunhou um aumento no número de trabalhadores estrangeiros, atingindo um total de 720 mil em 2023. Destes, cerca de 300 mil são oriundos da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), evidenciando a ligação entre os países lusófonos e a oportunidade de circulação de talentos.
A ministra destacou a importância de parcerias de cooperação com países lusófonos, visando investimentos em formação e desenvolvimento de talentos. Ela participou recentemente do lançamento do Acelerador Global das Nações Unidas sobre o Trabalho e Proteção Social em Cabo Verde, ressaltando a necessidade de investimentos em áreas prioritárias como digitalização, turismo e transição ambiental. Essas parcerias, segundo Ana Mendes Godinho, representam uma oportunidade para os países lusófonos promoverem formas inclusivas de cooperação e desenvolvimento econômico.
*Com informações da ONU News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




