A ferramenta do Banco Central (BC) conhecida como Registrato fechou o ano de 2023 com a expressiva marca de 21,5 milhões de relatórios emitidos, representando um aumento significativo de 64% em relação a 2022, quando foram realizadas 13,1 milhões de consultas. O BC atribui esse aumento a dois fatores principais: a crescente preocupação das pessoas com fraudes e golpes e a melhoria na linguagem dos relatórios, tornando-os mais simples e acessíveis, o que reduziu a necessidade de buscar esclarecimentos nos canais do BC.
Atualmente, o Registrato oferece cinco tipos de relatórios, abrangendo desde Chaves Pix até informações sobre Empréstimos e Financiamentos, Contas e Relacionamentos em Bancos, Câmbio e Transferências Internacionais, até Cheques sem Fundos. O relatório mais demandado foi o de Empréstimos e Financiamentos, com uma média de 700 mil documentos emitidos por mês em 2023.
O BC planeja melhorias para o Registrato, incluindo uma nova navegabilidade e notificações aos correntistas sobre abertura e encerramento de contas em instituições autorizadas. Essas melhorias refletem o compromisso do BC em aprimorar a experiência do usuário e garantir maior transparência nas relações financeiras.
*Com informações da Agência Brasil.









Deixe um comentário