O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem, senador Rogério Carvalho (PT-SE), delineou nesta terça-feira (27/02/2024) o plano de trabalho do colegiado. A CPI do Senado tem o objetivo de investigar a responsabilidade da petroquímica pelos danos decorrentes da atividade de mineração de sal-gema na capital alagoana, Maceió.
Carvalho destacou que o plano de trabalho visa não apenas responsabilizar, mas também avaliar o passivo ambiental e patrimonial gerado pela Braskem, além da legalidade dos acordos de reparação já firmados. O relator ressaltou a necessidade de reflexão sobre a legislação relacionada ao tema e propôs normas para evitar a repetição de tragédias semelhantes no futuro.
A atividade da Braskem resultou no afundamento do solo em diversos bairros de Maceió, obrigando dezenas de milhares de pessoas a desocuparem áreas de risco. O senador enfatizou a importância de ouvir associações de afetados, representantes da empresa, pesquisadores e autoridades públicas envolvidas.
*Com informações da Agência Brasil.










Deixe um comentário