O talentoso trabalho das rendeiras da Associação dos Artesãos de Saubara conquistou a atenção dos telespectadores na novela Renascer, uma versão atualizada da trama original de Benedito Ruy Barbosa, transmitida pela Rede Globo. O vestido de noiva de Maria Santa, vivida pela atriz Duda Santos, é adornado com renda de bilro, resultado do artesanato impecável de 20 rendeiras baianas, lideradas pela mestra Maria do Carmo.
Maria do Carmo, renomada artesã e referência na Associação de Rendeiras, recebeu o convite da produção da novela através da Coordenação de Fomento do Artesanato (CFA), vinculada à Setre. Com maestria, ela conduziu a confecção de 140 aplicações em 22 metros de bico, resultando em duas grandes toalhas de 2 metros por 1,60 de largura. A delicadeza das aplicações também se estende à gargantilha da noiva, contornando o pescoço. Todo o trabalho manual foi enviado ao Rio de Janeiro para a confecção do vestido.
As peças produzidas pelas mãos talentosas das rendeiras de Saubara, assim como diversos outros produtos artesanais, estão disponíveis para compra nas lojas Artesanato da Bahia, localizadas em áreas turísticas de Salvador, como o Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC), Casa Artesanato da Bahia no Porto da Barra, e no foyer do Mercure Salvador, no Rio Vermelho.
A Associação de Rendeiras de Saubara, participante da Rota Dona Cadu no Território do Litoral Norte, enriquece não apenas o cenário da novela, mas também contribui para a valorização e preservação do artesanato baiano.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




