A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana anunciou a confirmação de quatro novos casos de raiva em morcegos na cidade. Os registros desses animais infectados foram feitos em diferentes áreas, com dois casos identificados no bairro Novo Horizonte, um no Campo Limpo e outro no distrito da Matinha, especificamente na localidade de Alto do Canuto.
Embora os morcegos infectados não tenham tido contato direto com seres humanos, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) rapidamente iniciou a implementação de medidas preventivas nas áreas afetadas. Essa ação busca reduzir qualquer potencial risco de transmissão do vírus da raiva para humanos ou outros animais.
A orientação emitida pelas autoridades de saúde é clara: caso um morcego morto seja encontrado, a população deve imediatamente contatar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) através do número (75) 9 9851-8583 para que o animal seja recolhido e submetido a exames para determinar se está infectado com o vírus da raiva. Além disso, indivíduos que sofreram mordidas ou arranhões de cães e gatos devem buscar atendimento no setor antirrábico no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Lêda (CSE) para acompanhamento médico adequado.
A raiva, uma doença viral que afeta mamíferos, é transmitida principalmente pela saliva e mordidas de animais infectados, representando um sério risco à saúde pública e exigindo medidas rigorosas de controle e prevenção.









Deixe um comentário