A situação de superlotação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Queimadinha, onde os 14 leitos estão atualmente ocupados, tem gerado preocupações sobre a capacidade de resposta do sistema de saúde local. Em resposta, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem recomendado que os pacientes em estado de urgência e emergência busquem outras unidades e policlínicas em Feira de Santana.
Na última quarta-feira (07/02/2024), a cidade registrava 29 pessoas aguardando transferência para uma unidade hospitalar, com as vagas sendo disponibilizadas pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado. Além disso, uma criança recém-nascida aguardava na fila da Regulação Estadual por transferência no Hospital Inácia Pinto dos Santos, conhecido como Hospital da Mulher.
Os números detalhados mostram que, dos pacientes aguardando transferência, 14 estavam na UPA Queimadinha, sete na UPA Mangabeira e sete nas policlínicas municipais, distribuídas entre Parque Ipê (4), Feira X (2) e Rua Nova (1).
Entre os casos que chamam a atenção está o de um homem com cirrose alcoólica, que aguarda transferência há sete dias em uma das unidades de pronto atendimento. Nas Policlínicas, uma idosa com doença hepática aguarda há seis dias a remoção para um local de alta complexidade, onde possa receber o tratamento adequado.
O Sistema de Regulação Estadual, implantado pelo Governo do Estado, visa disponibilizar vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade geográfica, buscando democratizar o acesso aos serviços de saúde. Os pacientes atendidos em unidades de urgência e emergência passam por avaliação e exames, e se necessário, são encaminhados para assistência hospitalar conforme as suas condições clínicas, através do sistema de regulação.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




