Avanço do Sisan na Bahia amplia compromisso estatal com segurança alimentar da população

O Estado da Bahia amplia significativamente a participação de municípios no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).
O Estado da Bahia amplia significativamente a participação de municípios no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

A Bahia demonstra um avanço notável no processo de adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), alcançando agora a marca de 27 municípios participantes. Esse progresso reflete o compromisso efetivo do Governo do Estado em garantir o direito humano à alimentação e nutrição adequadas. De acordo com o coordenador do Programa Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, a expectativa é que até maio o número de municípios aderidos chegue a 50, solidificando assim uma estratégia vital para a construção de uma Bahia sem fome e com maior acesso à alimentação saudável.

O Sisan, instituído pela Lei 11.346/2006, tem como propósito formular e implementar políticas e planos de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), estimulando a cooperação entre governo e sociedade civil e promovendo o acompanhamento e avaliação da segurança alimentar e nutricional no país. Para Jainei Cardoso, da Coordenação do Sisan/CGCFOME, a característica interseccional e participativa do Sisan nos três níveis de governo possibilita o desenvolvimento mais robusto das políticas públicas e potencializa esforços e diálogos diversos, resultando em maior efetividade das ações.

Os 20 novos municípios aprovados para adesão ao Sisan incluem Porto Seguro, Piatã, Itiúba, Cabaceira do Paraguaçu, Boninal, Santo Antônio de Jesus, Rio Leal, Carinhanha, Riacho de Santana, Correntina, Jaguarari, Sapeacú, Inhambupe, Caravelas, Amargosa, Eunápolis, João Dourado, Cipó, Xique-Xique e Mirangaba. Segundo Rony Souza, secretário municipal de Assistência Social de Piatã, a implementação do Sisan foi essencial para fortalecer iniciativas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que contribui para o combate à vulnerabilidade e insegurança alimentar.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141370 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário