Bahia é sede do Meeting Paralímpico pela primeira vez, reunindo atletas da capital e do interior em competições esportivas

Bahia é sede do Meeting Paralímpico pela primeira vez.

Pela primeira vez na história, a Bahia sediou o Meeting Paralímpico, um evento que reuniu atletas da capital e do interior em competições esportivas diversas. Um exemplo é Marcos Paulo Giudice, um jovem de 23 anos, que pratica natação há quatro anos sob a orientação da medalhista paralímpica baiana, Verônica Almeida. Portador de osteogênese imperfeita desde a infância, Marcos encara as limitações com determinação, encontrando no esporte uma forma de superá-las. Vindo de Jequié, ele participou de sua primeira competição no sábado (16/03/2024) no Meeting Paralímpico Loterias Caixa.

O evento, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com o apoio do Governo do Estado, através da Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb) e do Centro de Referência Paralímpico da Bahia (CRPBA), contou com a participação de aproximadamente 200 atletas, disputando modalidades como natação, tiro com arco, bocha e atletismo. As provas ocorreram na Piscina Olímpica da Bahia e na Vila da Polícia Militar, com abertura oficial às 7h30 e início das competições às 8 horas, com entrada gratuita.

Segundo Wilton Brandão, diretor de fomento ao esporte da Sudesb, o órgão investiu R$360 mil para viabilizar a participação dos atletas baianos, garantindo transporte, hospedagem, alimentação, uniformes e equipe de apoio composta por profissionais especializados no paradesporto. A delegação da Bahia contou com representantes da capital e de diversas cidades do interior, como Jequié, Taperoá, Ituberá, Valença, Porto Seguro, Alagoinhas, Dias D’Ávila e Vera Cruz.

O Meeting Paralímpico de 2024, que passou por diversas cidades antes de chegar a Salvador, foi destacado por Virgílio Leiro, representante do CPB e CRPBA, como um evento que traz oportunidades e reconhecimento para os paratletas, além de fortalecer a prática do paradisporto no estado. Verônica Almeida, técnica da Fundação José Silveira, convocou a população para prestigiar o evento, enfatizando a inclusão de competições regionais escolares e universitárias, bem como a participação de todos, independentemente de classificação.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141888 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário