Câmara dos Deputados aprova projeto dos “combustíveis do futuro”

Projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados propõe programas nacionais para diesel verde, combustível sustentável para aviação e biometano.
Projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados propõe programas nacionais para diesel verde, combustível sustentável para aviação e biometano.

A Câmara dos Deputados deu um importante passo em direção a um futuro mais sustentável com a aprovação do projeto de lei dos “combustíveis do futuro”. Esta iniciativa legislativa estabelece programas nacionais para a produção e uso de diesel verde, combustível sustentável para aviação e biometano, além de promover aumentos graduais na mistura de etanol e biodiesel na gasolina e no diesel, respectivamente. Sob a relatoria do deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), o substitutivo ao Projeto de Lei 528/20, originário do ex-deputado Jerônimo Goergen e baseado no PL 4516/23 do Poder Executivo, agora segue para o Senado Federal.

Uma das principais mudanças propostas pelo projeto é o aumento na mistura de etanol à gasolina, que poderá variar de 22% a 27%, com potencial para atingir 35%. Atualmente, a legislação permite uma mistura de até 27,5%, contendo no mínimo 18% de etanol. Em relação ao biodiesel, cuja mistura com o diesel fóssil é de 14% desde março de 2023, o projeto prevê um incremento anual de 1 ponto percentual na mistura até atingir 20% em 2030.

A implementação dessas mudanças será orientada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que terá a responsabilidade de avaliar a viabilidade das metas de aumento da mistura, podendo ajustar a adição de biodiesel em até 2 pontos percentuais. Além disso, o projeto estabelece a criação de um sistema de rastreamento para garantir a qualidade dos combustíveis, bem como autorizações para a adição voluntária de biodiesel em percentual superior ao estipulado.

Um dos pontos mais inovadores é a criação do Programa Nacional do Diesel Verde (PNDV), destinado a incentivar a pesquisa, produção, comercialização e uso desse biocombustível. O CNPE definirá anualmente a quantidade mínima de diesel verde a ser adicionado ao diesel fóssil, estabelecendo metas até 2037.

Além disso, o projeto também aborda o combustível sustentável para aviação, conhecido como SAF (Sustainable Aviation Fuel), com a intenção de gradualmente incorporá-lo ao querosene de aviação. Isso reflete o compromisso do Brasil em ser uma referência mundial na produção e exportação de bioquerosene, contribuindo para a descarbonização do setor aéreo.

A introdução do biometano também é destacada no projeto, com previsões para sua produção e uso competitivos, alinhados aos objetivos de redução de emissões de metano, um gás de efeito estufa mais potente que o dióxido de carbono (CO2).

Enquanto o debate em plenário destacou tanto os benefícios ambientais quanto as preocupações com possíveis impactos econômicos e operacionais, a aprovação desse projeto representa um marco significativo na trajetória do Brasil em direção a uma economia mais limpa e sustentável.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Facebook
Threads
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

Privacidade e Cookies: O Jornal Grande Bahia usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso deles. Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, consulte: Política de Cookies.