Um projeto audiovisual que celebrará os 100 anos do Casarão Fróes da Mota, em Feira de Santana, foi aprovado por meio do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Faz Cultura). A decisão, ocorrida em dezembro do ano passado, foi publicada na última edição, em 23/3, do Diário Oficial da Bahia. Tombado pelo Patrimônio Histórico, o imóvel é administrado pela Fundação Senhor dos Passos, responsável por sua restauração. O autor da proposta é o videomaker Rey Bacelar, e o valor aprovado foi de R$220.000,00 (duzentos e vinte mil reais), correspondendo a 80% do total. Relacionado, o Casarão Fróes da Mota pode ser sede da Caixa Cultural em Feira.
Santa Casa
Em comemoração aos 165 anos da Santa Casa de Feira de Santana, foi realizada na manhã de segunda-feira, 25, uma missa celebrada pelo Arcebispo Metropolitano Dom Zanoni Demettino Castro. Após a celebração, os presentes acompanharam o anúncio dos novos investimentos da Santa Casa, bem como a reforma da recepção do Hospital Dom Pedro de Alcântara. Diversas autoridades públicas, artistas, membros da unidade hospitalar e convidados estiveram presentes no evento. O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, parabenizou o hospital pelos seus 165 anos e relembrou que também já fez parte do corpo administrativo, como provedor do Dom Pedro. Para Rodrigo Matos, com o projeto do Hospital pronto e com os recursos financeiros firmados, a perspectiva é que a unidade hospitalar esteja pronta em, no máximo, três a quatro anos. “Acredito que em três, no máximo, quatro anos esse hospital será uma realidade. Pode ser antes, mas nós temos que trabalhar com uma perspectiva real. A ideia também é que possamos, eventualmente, fazer em etapas e inaugurar a parte de bioimagem com a parte de pronto-socorro, para que possamos humanizar ainda mais, de forma mais acelerada, os pacientes que dão entrada na emergência”, frisou.
Planetário
O astrofísico feirense Cezar Orrico, idealizador e executor dos projetos dos dois planetários em Feira de Santana – Observatório Antares e Museu Parque do Saber –, está à frente da implantação do Planetário da UFBA, no campus de Ondina, Salvador, que será aberto ao público a partir de 2 de abril. O planetário conta com uma cúpula de 11 metros de diâmetro e equipamentos de última geração, incluindo potentes telescópios e projetores digitais. Com o Planetário da UFBA, a Bahia passa a contar com quatro desses equipamentos, incluindo o de Vitória da Conquista, inaugurado em plena pandemia em 2020. O Antares, em Feira, foi o primeiro a ser implantado, na década de 70 do século passado, seguido pelo Parque do Saber, em 2008.
Casos
Estão abertas as inscrições para o 4º Roda de Conversas: Casos em Estudos Organizacionais, promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O evento ocorrerá entre os dias 6 e 7 de junho, de forma presencial no módulo 3 do campus universitário. O encontro é uma realização, em parceria interinstitucional, da professora Andressa de Sousa Santos Ferreira, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCIS/Uefs), do professor Diego Ramon Souza Pereira e do discente Pedro Marques, do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT/Uneb), campus 18, em Eunápolis. A carga horária da atividade para certificação é de 20h. O objetivo do evento é alinhar teoria e prática na difusão e socialização do conhecimento desenvolvido nas disciplinas “Fundamentos de Sociologia” (Uneb) e “Fundamentos da Administração” (Uefs), do bacharelado de Administração das duas instituições de ensino superior.














Deixe um comentário