O mais recente Boletim InfoGripe, lançado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quinta-feira (14/03/2024), evidencia um contínuo crescimento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em todo o Brasil. A análise, referente à Semana Epidemiológica 10, destaca que esse quadro é influenciado por diversos vírus circulantes, incluindo o Sars-CoV-2 (causador da covid-19), influenza, vírus sincicial respiratório (VSR) e rinovírus.
De acordo com os dados compilados até 11 de março, os casos de SRAG, especialmente relacionados à covid-19, têm aumentado nos estados do Centro-Sul. No entanto, algumas regiões apresentam desaceleração no crescimento, como Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo. O boletim ressalta que, além da covid-19, os casos de SRAG por influenza A também têm aumentado em estados do Nordeste, Sudeste e Sul, enquanto o VSR tem registrado crescimento em todas as regiões do país.
O aumento recente de casos na faixa etária de 5 a 14 anos pode estar relacionado ao rinovírus, influenza e Sars-CoV-2, conforme apontado pelo coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes. Os dados revelam uma prevalência significativa de casos positivos para covid-19, influenza A e VSR, refletindo a complexidade da situação epidemiológica.
Em nível nacional, há indícios de expansão tanto nas tendências de longo prazo (últimas 6 semanas) quanto de curto prazo (últimas 3 semanas). No ano epidemiológico de 2024, já foram notificados mais de 16 mil casos de SRAG, com a maioria relacionada ao Sars-CoV-2. Os números de óbitos também são significativos, com mais de 1.200 registros este ano, sendo a grande maioria associada à covid-19.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




