Na última sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocorrida em 19 de março de 2024, uma maioria de ministros se posicionou a favor da cassação da chapa proporcional do PSB que disputou as eleições de 2020 no município de Central, situado a cerca de 500 km de Salvador. A votação registrou quatro votos favoráveis à cassação e dois contrários, sendo que o ministro Kassio Nunes Marques solicitou mais tempo para analisar o processo.
A decisão implicará na cassação dos mandatos dos vereadores Reinan de Renato (PSB) e Professor Ézio (PSB). Reinan de Renato é filho de Renato do Boi, ex-prefeito de Central, cassado pela Câmara Municipal local em janeiro de 2022 por infração político-administrativa.
O representante da coligação recorrente, Thiago Santos Bianchi, advogado especializado em direito eleitoral, sustentou oralmente no plenário do TSE a cassação da chapa do PSB, alegando fraude à cota de gênero. Segundo Bianchi, as candidatas do partido não realizaram atividades de campanha, inclusive nas redes sociais, durante um período em que a pandemia restringiu os eventos públicos. Ele destacou que os gastos eleitorais foram contratados na véspera da eleição, logo após o início da ação judicial.
Das seis candidatas, cinco declararam gastos de campanha no valor de R$ 315,00, enquanto apenas uma declarou R$ 415,00. Todas elas contrataram a mesma empresa para a produção de material impresso de campanha, o qual não foi apresentado durante o processo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




