O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) celebra o sucesso do seu sistema de venda de veículos online, lançado em 2022 através da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Após dois anos de implementação, o órgão faz uma análise positiva do crescimento das transferências com comunicação de venda realizadas pela plataforma.
Desde o seu lançamento, o sistema registrou um crescimento exponencial nas transferências digitais de veículos. Em 2022, foram contabilizadas 684 transferências, número que saltou para 8.607 em 2023. Já em 2024, até o momento, já são 1.874 transferências, totalizando 11.165 veículos vendidos de forma online.
Para realizar uma venda digital, tanto o comprador quanto o vendedor precisam fazer o download do aplicativo “Carteira Digital do Trânsito” (CDT) através da conta nível ouro do portal gov.br. Segundo Fabrício Araújo, coordenador de veículos do Detran-BA, essa modernização do processo garante segurança e transparência, desde o início da transação até a entrega do veículo ao novo proprietário.
O procedimento para efetivar a venda digital é simples: o vendedor informa o CPF do comprador para gerar a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e). Em seguida, o comprador assina digitalmente a ATPV-e e o vendedor também realiza sua assinatura digital. Todas as informações são repassadas ao sistema, e o comprador deve comparecer ao Detran para realizar a vistoria e solicitar a transferência de propriedade do veículo.










Deixe um comentário