O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil apresentou um crescimento de 2,9% em 2023, atingindo um valor total de R$ 10,9 trilhões, de acordo com informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse resultado representa uma desaceleração em relação à taxa de crescimento de 3% registrada em 2022.
O destaque do ano ficou por conta do setor agropecuário, que registrou um crescimento recorde de 15,1%, o maior avanço desde o início da série histórica da pesquisa em 1995. Esse desempenho foi impulsionado principalmente pela expansão das produções de soja e milho, duas das principais culturas agrícolas do país. Além disso, a indústria extrativa mineral, com ênfase na extração de petróleo e minério de ferro, também apresentou um crescimento significativo.
De acordo com Rebeca Palis, pesquisadora do IBGE, o setor agropecuário e a indústria extrativa foram responsáveis por metade do crescimento do PIB. Outras atividades econômicas que contribuíram para o resultado positivo foram os serviços de eletricidade, água, gás e esgoto, além da intermediação financeira.
Sob a ótica da demanda, o crescimento foi impulsionado pelo aumento do consumo das famílias (3,1%), consumo do governo (1,7%) e exportações (9,1%). Por outro lado, as importações registraram uma queda de 1,2%, o que também contribuiu para o resultado positivo. No entanto, os investimentos, representados pela formação bruta de capital fixo, apresentaram uma redução de 3% no ano.
No último trimestre de 2023, o PIB permaneceu estável em relação ao trimestre anterior. Entretanto, na comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um crescimento de 2,1%, indicando uma recuperação gradual da economia brasileira.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




