Governo Jerônimo lança edital para garantir alimentação a mais de 20 mil baianos em vulnerabilidade

Programa Bahia Sem Fome, coordenado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), visa combater a insegurança alimentar no estado, diz Tiago Pereira, coordenador do programa.
Programa Bahia Sem Fome, coordenado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), visa combater a insegurança alimentar no estado, diz Tiago Pereira, coordenador do programa.

Na sexta-feira (08/03/2024), o Governo do Estado da Bahia divulgou o resultado preliminar do edital Comida no Prato, uma iniciativa inserida no Programa Estadual Bahia Sem Fome. O objetivo é assegurar o acesso à alimentação para mais de 20 mil baianos em situação de vulnerabilidade alimentar, por meio do apoio a cozinhas comunitárias e solidárias. Nesta fase inicial, foram avaliadas propostas considerando critérios como experiência em nutrição e engajamento em campanhas de arrecadação de alimentos.

A ação, coordenada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), faz parte do esforço estadual para combater a crescente insegurança alimentar no estado. O edital, com um investimento de mais de R$ 24 milhões, visa fornecer mais de 2 milhões de refeições para famílias carentes, beneficiando grupos como pessoas em situação de rua, trabalhadores de baixa renda, desempregados, idosos, crianças e mães solo.

A coordenação do Programa Bahia Sem Fome ressalta que serão apoiadas 100 cozinhas comunitárias solidárias, visando à segurança alimentar e nutricional. A iniciativa destaca-se por utilizar alimentos da agricultura familiar baiana, contribuindo para fortalecer os pequenos produtores locais. O edital abrange os 17 municípios mais populosos do estado, incluindo Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, entre outros.

Entidades privadas sem fins lucrativos, como associações, fundações, cooperativas e organizações religiosas, participam do chamamento público. A ação, que já demonstrou êxito em projeto-piloto na Bahia, tem planos de expansão para outros municípios após a análise dos resultados finais, visando identificar e ajudar pessoas excluídas das políticas públicas. A luta contra a insegurança alimentar torna-se uma prioridade do governo estadual, que busca proporcionar não apenas refeições, mas também contribuir para a segurança alimentar e nutricional da população baiana.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141850 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário