Na quinta-feira (07/03/2024), a historiadora e antropóloga Lilia Katri Moritz Schwartz foi eleita como a mais recente integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL), ocupando a cadeira de número 9, anteriormente pertencente ao saudoso historiador Alberto da Costa e Silva, falecido em novembro de 2023.
Em um processo de votação onde concorriam diversos candidatos, Lilia recebeu 24 votos dos 38 possíveis, com a colaboração do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, que disponibilizou urnas eletrônicas para o processo.
Em suas palavras durante o evento da ABL, Lilia expressou sua honra em suceder Alberto da Costa e Silva, seu mentor intelectual e afetivo. Ela enfatizou seu compromisso em preservar a memória brasileira, promovendo uma ABL mais plural e representativa.
Lilia Schwarcz, professora sênior na Universidade de São Paulo e Visiting Professor em Princeton, é uma autora prolífica, com mais de 30 livros publicados, alguns traduzidos para diferentes idiomas. Entre suas obras mais conhecidas estão “As Barbas do Imperador”, “Brasil: uma biografia” e “Lima Barreto: triste visionário”. Sua vasta contribuição para a história e a cultura brasileira foi reconhecida com diversos prêmios, incluindo a Comenda do Mérito Científico e a Medalha Júlio Ribeiro da Academia Brasileira de Letras.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




