Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou um significativo alinhamento entre Brasil e Estados Unidos em cooperações militares. De acordo com a pesquisa, os EUA são o principal destino das missões militares brasileiras no exterior, o que levanta questões sobre o desalinhamento com os objetivos estratégicos nacionais.
A preferência pelos EUA é atribuída, em parte, a um legado histórico de alinhamento durante a Guerra Fria. No entanto, em um cenário internacional multipolar, essa concentração de parcerias pode ser vista como desfavorável para os interesses brasileiros, especialmente diante da ascensão de outras potências globais como China, Índia e Rússia.
O estudo, baseado em análises de registros oficiais e fontes acadêmicas, aponta que os EUA são o destino mais frequente para capacitações militares brasileiras, com destaque para cursos de pós-graduação. No entanto, essa predominância limita a oportunidade de obter conhecimento em outras regiões estratégicas e espaços multilaterais de decisão.
Para enfrentar esses desafios, o estudo sugere uma série de recomendações políticas, incluindo a priorização do entorno estratégico brasileiro, a reativação da Escola Sul-Americana de Defesa e o estabelecimento de mecanismos de colaboração com países de língua portuguesa e banhados pelo Atlântico Sul.
Publicado no final de fevereiro, o estudo visa contribuir para o debate público à medida que o governo se prepara para revisar sua Política de Defesa Nacional, Estratégia Nacional de Defesa e Livro Branco de Defesa Nacional até o final deste semestre.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




