A Pan American Energy (PAE) deu início à operação comercial de três dos dez parques que compõem o Complexo Eólico Novo Horizonte, seu primeiro empreendimento no Brasil. Autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para testes no final de 2023, a antecipação em cerca de dois meses do início das operações comerciais contribuiu para o país atingir a marca de 1.000 usinas eólicas. Com aproximadamente 90% das obras concluídas, o complexo, localizado em seis municípios baianos, destaca-se como uma das usinas eólicas mais significativas do Brasil, com capacidade instalada de 423 MW, capaz de abastecer aproximadamente 1 milhão de residências. A conclusão total do projeto está prevista para meados de 2024.
Alejandro Catalano, diretor geral da PAE no Brasil, enfatiza o compromisso com as melhores práticas de mercado desde a concepção do projeto, reunindo uma equipe qualificada de cerca de 2,6 mil profissionais. A empresa investiu R$ 3 bilhões no empreendimento, sendo R$ 1,2 bilhão proveniente de empréstimos do BNDES e Banco do Nordeste.
Recentemente, a PAE concluiu uma etapa crucial para o escoamento da energia gerada, energizando o sistema de transmissão do complexo. O sistema compreende uma subestação coletora chamada Novo Horizonte, com 79 km de linhas de transmissão (500 kV), além da ampliação de uma subestação existente, conectando o complexo ao Sistema Interligado Nacional (SIN). As obras, desafiadoras dada a magnitude do projeto, foram concluídas em apenas 10 meses.

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




