Entre os dias 11 e 27 de abril de 2024, Porto Seguro sediará a 4ª edição do Festival Gastronômico Raízes. Este evento, já enraizado no calendário estadual, assume o título de maior festival gastronômico do sul da Bahia, atraindo a participação de mais de 80 empresas de gastronomia e uma miríade de produtores agroalimentares, empreendimentos de economia criativa e pontos turísticos.
Uma marca registrada do Festival é a presença de reconhecidos chefs do cenário nacional, adicionando uma dimensão extra ao evento. A edição deste ano, que ocorrerá simultaneamente em Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva, celebrará a riqueza culinária brasileira, permitindo que os visitantes desfrutem de uma variedade de pratos elaborados com ingredientes típicos da região, como aipim, feijão verde, charque, pescados, frutos do mar, coco, diversas frutas e vegetais, distribuídos em categorias que vão desde lanches e petiscos até pratos principais, pizzas, drinks, sorvetes e sobremesas.
A aula-show de abertura, agendada para o dia 11 de abril, será liderada pelo renomado chef César Santos, da Oficina do Sabor em Olinda. Santos é um defensor fervoroso da gastronomia brasileira e tem como objetivo utilizar os ingredientes regionais para transformar a vida das pessoas, destacando-se pela utilização da cultura gastronômica como forma de expressão.
Outra personalidade confirmada para o evento, que acontecerá na Passarela da Cultura em Porto Seguro no dia 27 de abril, é a chef e escritora Morena Leite. Criada no Quadrado de Trancoso e formada na Le Cordon Bleu como Chef de Cozinha e Confeitaria, Leite retornou ao Brasil com a missão de divulgar a cultura brasileira por meio da gastronomia, valorizando os ingredientes locais com técnicas da culinária francesa e promovendo um ambiente de afeto e valorização da equipe através do Instituto e grupo Capim Santo.
Para Alex di Pasquale, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) na Costa do Descobrimento, a presença desses dois ícones da gastronomia é uma forma de reforçar a identidade do festival, que busca celebrar a rica diversidade culinária do Brasil.
Além das atividades nos restaurantes, o Festival incluirá eventos externos como o de abertura (11/04), em Caraíva (12 e 13/04), em Arraial d’Ajuda (18 e 20/04) e na Passarela da Cultura em Porto Seguro (26 e 27/04). Esses eventos contarão com feiras de produtos locais e empreendimentos de economia criativa, degustações de pratos, apresentações culinárias e uma série de atrações culturais e musicais.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




