A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana (SMS) anunciou a conclusão de sua investigação sobre um óbito relacionado à dengue tipo 2. A vítima, uma jovem de 17 anos, teve seu caso confirmado após a Vigilância Epidemiológica (VIEP) receber resultados positivos de amostras do exame laboratorial Dengue NS1 e sorologia IgM, analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (LACEN).
A VIEP também está conduzindo investigações sobre outros seis óbitos com sintomas epidemiológicos semelhantes aos da dengue. A conclusão dessas investigações aguarda resultados positivos de amostras de exames laboratoriais específicos, incluindo testes para doenças como meningite, Covid-19 e outras arboviroses, como chikungunya e zika vírus, todos analisados pelo LACEN.
Equipes da VIEP realizaram buscas ativas nas áreas de residência dessas pessoas, intensificando o trabalho de eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti nessas localidades.
Desde o início do ano, foram confirmados 290 casos de dengue, dos quais 51 foram classificados como sinais de alarme. Em resposta a essa situação, a Secretaria de Saúde estabeleceu o Comitê de Enfrentamento às Arboviroses, visando alinhar estratégias de combate e prevenção. Além disso, foram realizadas capacitações para profissionais de saúde, abordando assistência e manejo clínico dos casos, juntamente com a implementação de um plano de contingência aprovado e publicado pelo Conselho de Saúde para atuação nesse enfrentamento.
A Vigilância Epidemiológica reforça a recomendação de que qualquer pessoa que apresente sinais da doença procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima para orientação e realização do exame. Em casos graves, a busca por atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas Municipais é imprescindível.
O exame para dengue é oferecido gratuitamente no Ambulatório Municipal de Infectologia e no Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho Lêda (CSE), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h, sem necessidade de agendamento.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




