Um grupo composto por 45 agricultores e agricultoras familiares de Filadélfia teve sua proposta aprovada para fornecer produtos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Ao todo, serão comercializados mais de R$ 353 mil em alimentos saudáveis e nutritivos cultivados localmente, sem o uso de fertilizantes químicos.
Dentre os produtos contratados, estão hortaliças, tubérculos, frutas e legumes, que serão entregues ao longo deste ano no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, beneficiando mais de 200 famílias assistidas pelo órgão. Duas entregas já foram realizadas, nos dias 20 de março e 05 de abril, e a previsão é de que ocorram a cada 15 dias, de acordo com a sazonalidade da produção.
Para as famílias agricultoras da Associação Quilombola Novo Tempo dos Agricultores das Fazendas Junco e Riacho do Riacho do Silva e da Associação Jovem de Carrapato, que agora têm acesso ao PAA, essa conquista representa um importante incremento na renda, como destaca Maria José, presidente da Associação Quilombola Novo Tempo.
“Essa conquista foi muito importante para mim e para a minha família. Já estamos na segunda entrega e a nossa realidade mudou muito. É uma experiência que a gente está começando agora, mas já estamos conquistando muitos objetivos”, afirma a agricultora, que integra o grupo de fornecedores.
As famílias envolvidas recebem assessoramento técnico da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), por meio do Projeto Pró-Semiárido, em parceria com a Associação de Assistência Técnica e Assessoria aos Trabalhadores Rurais e Movimentos Populares (Cactus). Esse apoio técnico foi fundamental para viabilizar o acesso das comunidades ao PAA, conforme destaca o técnico agrícola Amadeu Chagas.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem como objetivo promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar, sendo executado por estados e municípios em parceria com o Ministério da Cidadania e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




