Águas de Gaia retorna à Bahia para empoderar mulheres através do surf

Projeto promove vivências gratuitas de surf e práticas corporais oceânicas para mulheres em Serra Grande, Bahia.
Projeto promove vivências gratuitas de surf e práticas corporais oceânicas para mulheres em Serra Grande, Bahia.

O projeto Águas de Gaia está de volta à praia de Serra Grande, distrito de Uruçuca, no litoral sul da Bahia, onde teve início, para mais uma temporada de vivências destinadas exclusivamente às mulheres das comunidades locais. A partir deste domingo (14/04/2024), as participantes terão a oportunidade de aprender a surfar gratuitamente, em encontros que acontecerão até maio. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do Instagram do projeto (@aguas.de.gaia).

Ao todo, serão realizadas 12 vivências em Serra Grande, sempre aos domingos, com possibilidade de alterações devido às condições climáticas. O projeto, que visa promover o empoderamento feminino através do surf e práticas corporais oceânicas, é realizado pelo Instituto Incentivar e viabilizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.

Desde sua criação em 2021, as vivências do Águas de Gaia já percorreram nove cidades de quatro estados diferentes, oferecendo mais de 160 experiências para mais de 800 mulheres. Com o intuito de transformar a relação das mulheres com o mar, o projeto tem se destacado por criar memórias e histórias de superação.

“A ideia é colaborar para a valorização do feminino, trazer força e conexão entre as mulheres”, afirma Cristiane Brosso, idealizadora do projeto, que encontrou no surf uma forma de superar desafios pessoais.

Gabriella Cammarano, participante da primeira edição do projeto em Serra Grande, testemunha os benefícios proporcionados pela iniciativa.

“O Águas de Gaia me deu a possibilidade de ser quem sou em essência. É uma rede de acolhimento onde cada mulher descobre a sua potência”, relata.

Além de promover o surf, o projeto também busca criar um ambiente inclusivo, oferecendo suporte às participantes, como transporte, alimentação e cuidadoras para mães que desejam participar das atividades.

O método adotado pelo Águas de Gaia, que combina yoga, saberes ancestrais e conhecimento do mar, favorece não apenas o lazer e o empoderamento, mas também a conscientização ambiental. Mais do que direcionado às mulheres, o projeto é integralmente conduzido por elas. A equipe é composta por mulheres locais, incluindo instrutoras de surf e consciência corporal, além de cuidadoras. “Em cada cidade, a comunidade local é envolvida no desenvolvimento das oficinas. As mulheres que surfam e conhecem o mar passam por uma capacitação na metodologia própria do Águas de Gaia para ensinar o esporte e ao final do projeto, podem continuar com as aulas gerando renda comunitária”, explica Cristiane.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141683 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário