No primeiro dia do Fórum Brasileiro de Líderes em Energia, realizado no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (11/04/2024), a Bahia foi destacada como protagonista na geração de energia eólica no país. O governador Jerônimo Rodrigues esteve presente como um dos convidados do evento, promovido pela Forbes Brasil em parceria com a Dominium Produções. Diante de uma plateia composta por executivos, lideranças empresariais e especialistas do setor, Jerônimo ressaltou o desempenho expressivo da Bahia e seu potencial para ampliação da geração de energias limpas.
Jerônimo abordou não apenas o aspecto econômico, mas também o social dos empreendimentos de geração de energia, enfatizando a importância de uma agenda favorável à transição energética.
“Um terço da energia eólica gerada pelo Brasil é produzida na Bahia. E uma das respostas mais importantes que precisamos dar a momentos como esse fórum é o nosso interesse em construir uma agenda, uma pauta favorável à transição energética. É fundamental a nossa responsabilidade nesse processo.”, afirmou.
Tema do encontro e número de executivos
O evento, cujo tema central foi “Transição Energética e COP 30 – O que os Estados podem oferecer?”, contou com a participação de outras autoridades, como a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que também ressaltou o papel decisivo da Região Nordeste na geração de energia renovável.
O Fórum reuniu cerca de 200 CEOs das maiores empresas de energia do Brasil, além de parlamentares e governadores de outros estados, para discutir e incentivar investimentos em energia renovável, com destaque para eólica, solar, biogás e hidrogênio verde.
Bahia desponta como referência nacional em geração de energia renovável
A Bahia reforça sua posição como um dos principais polos de geração de energia renovável no Brasil, com números expressivos que evidenciam sua liderança no setor. Com quase 10GW de energia eólica já instalados e mais de 2GW de energia solar em operação, o estado projeta um crescimento ainda maior, alcançando até 50GW de capacidade instalada dessas duas fontes em um futuro próximo. Além disso, a matriz elétrica baiana destaca-se pela expressiva participação de fontes renováveis, com a energia eólica representando 49% do total, contribuindo para que mais de 95% da geração de energia ocorra através de fontes limpas durante os meses de abril a setembro, período de maior intensidade dos ventos.
O estado solidifica sua posição como um dos principais polos de geração de energia renovável no Brasil, com números expressivos que evidenciam sua liderança no setor. Com quase 10GW de energia eólica já instalados e mais de 2GW de energia solar em operação, o estado projeta um crescimento ainda maior, alcançando até 50GW de capacidade instalada dessas duas fontes em um futuro próximo. Além disso, a matriz elétrica baiana destaca-se pela expressiva participação de fontes renováveis, com a energia eólica representando 49% do total, contribuindo para que mais de 95% da geração de energia ocorra através de fontes limpas durante os meses de abril a setembro, período de maior intensidade dos ventos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




