As bibliotecas das escolas municipais de Feira de Santana não são apenas locais de armazenamento de livros, mas desempenham um papel essencial no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Com acervos bem equipados e espaços acolhedores, esses ambientes contribuem significativamente para a formação dos mais de 50 mil estudantes da rede municipal.
A professora mestre Elizabete Bastos enfatiza a importância desses espaços nas unidades escolares, destacando que as salas de leitura ou bibliotecas devem ser ambientes dinâmicos que estimulem o interesse pela leitura e promovam diferentes formas de aprendizado. Ela ressalta a figura do mediador de leitura como fundamental nesse processo, pois a mediação é essencial para a formação leitora das crianças e jovens.
Em escolas como a Municipal Valdemira Alves Brito (Tomba), que já conta com cerca de 2 mil livros em seu cantinho da leitura, a diretora Cristiane Alves destaca os benefícios da leitura para os alunos, observando que ela estimula o raciocínio, amplia o vocabulário e a capacidade interpretativa, além de proporcionar um conhecimento diversificado.
Na Escola Municipal Monteiro Lobato (Capuchinhos), o estudante Marcelo Costa, de 11 anos, relata que sua rotina constante de visitas à biblioteca tem impactado positivamente em seus estudos, ajudando-o a interpretar textos, estudar mais e responder às atividades com mais facilidade.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




