Brasil registra aumento de 7% nas reservas provadas de petróleo em 2023, revela ANP

Segundo o Boletim Anual de Recursos e Reservas da ANP, o Brasil experimentou um aumento de 6,98% nas reservas provadas de petróleo em comparação ao ano anterior, com crescimentos também nos volumes relativos ao somatório das reservas provadas e prováveis, assim como das provadas, prováveis e possíveis. Essas reservas são determinadas com base em análises geocientíficas e de engenharia que indicam a viabilidade comercial de sua recuperação.

Empresas contratadas para exploração e produção declararam 15,894 bilhões de barris de petróleo de reservas provadas, 22,779 bilhões de barris de reservas provadas mais prováveis, e 27,531 bilhões de barris de reservas provadas, prováveis e possíveis. O índice de reposição de reservas provadas, atingindo 183,54%, demonstra a adição de cerca de 2,278 bilhões de barris em novas reservas, em relação ao volume produzido no período.

Apesar do crescimento, a posição do Brasil em reservas provadas de petróleo não se destaca globalmente. De acordo com o geólogo Jorge Picanço Figueiredo, da UFRJ, o país possui reservas significativas, porém inferiores a grandes produtores como Estados Unidos, Rússia e Arábia Saudita. Embora o petróleo brasileiro seja de boa qualidade, o país continua sendo um grande exportador, com uma produção que supera significativamente o consumo nacional.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading