A música contagiante, a energia e alegria inigualáveis da criançada junto ao colorido das fantasias oficializaram a chegada da micareta nas escolas da rede municipal de Feira de Santana. Além de trabalhar as noções de identidade e pertencimento com os estudantes, as programações alusivas à micareta aproximam toda a comunidade escolar de uma das principais manifestações populares da cidade.
No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Anchieta Nery, no bairro da Mangabeira, a Livroreta reúne a comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril) e a Micareta, aberta oficialmente nesta quinta. A iniciativa da unidade escolar chegou à quinta edição.
“Resolvemos trazer um significado especial para a Micareta para que as nossas crianças pudessem se divertir com algo que realmente fizesse parte do cotidiano da escola, que é festejar o Dia do Livro Infantil, que faz parte do nosso dia a dia. Ele enriquece a nossa prática pedagógica porque realmente leva as crianças para um mundo muito lindo de fantasia”, explica a diretora do Cmei, Lívia Moura.
Divididos em cinco grupos, os pequenos estudantes do Cmei desfilaram nos blocos da Emília e Saci, Dona Benta, Pedrinho, Narizinho e Cuca, nomes de personagens famosos do Sítio do Pica-Pau Amarelo, uma das principais obras de Monteiro Lobato. Uma homenagem ao escritor, considerado o pai da literatura infantil e nascido também neste dia 18.
Na Escola Municipal Padre Giovanni Ciresola, no bairro Cidade Nova, os estudantes percorreram as ruas no entorno da escola, num circuito adaptado. Para a estudante Layla Dutra, o momento foi super divertido.
“A Micareta de Feira é uma festa importante da nossa cidade e esse momento aqui é importante para gente ter uma noção de como é. Gostei demais, espero que aconteça mais vezes”, conta.
A vice-diretora Valdeci Araújo explica a proposta da programação.
“Conversamos com os meninos em sala de aula, explicamos a importância da micareta e de integrar a escola aos movimentos culturais que temos na cidade. O momento permitiu que experimentem um pouco do que teremos nas ruas, no circuito da micareta, durante esses dias de festa”, pontua.
A turma da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Tomba, também caprichou na comemoração. No Baile dos Valores, os blocos do respeito, gratidão, gentileza, amor e amizade tornaram a festa ainda mais especial.
“Desde o início do ano estamos trabalhando o resgate desses valores, tão importantes e necessários não só em momentos festivos, mas no cotidiano. Hoje encerramos essa atividade com um baile que reuniu todos esses elementos”, explica a diretora Helia Ferreira.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




