O comício que marcou o encerramento da campanha das Diretas Já!, ocorrido no Vale do Anhangabaú, na capital paulista, completou 40 anos nesta terça-feira (16/04/2024), relembrando um dos momentos mais emblemáticos da luta pela democracia no Brasil. Reunindo uma multidão de mais de 1,5 milhão de pessoas, o evento se destacou como a maior manifestação já vista no país até então, exigindo eleições diretas para presidente da República.
A mobilização das Diretas Já! teve início cinco meses antes, em novembro de 1983, com o primeiro comício unificado realizado em frente ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Com cerca de 15 mil pessoas presentes, esse evento marcou o início de uma campanha que rapidamente ganhou força e se espalhou por todo o Brasil, tomando as ruas e despertando a consciência democrática da população.
Desde o golpe militar de 1964, o Brasil vivia sob um regime autoritário, e a campanha das Diretas Já! representava a esperança de recuperar a plena democracia. A última eleição direta para presidente havia ocorrido em 1960, deixando o país sem escolher livremente seu líder por 23 anos. As manifestações ocorreram em diversas cidades, como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belém e Manaus, unindo milhares de pessoas em prol desse ideal democrático.
O comício de encerramento, realizado em São Paulo, em 16 de abril de 1984, foi o ponto culminante dessa mobilização histórica, com 1,5 milhão de pessoas ocupando o Vale do Anhangabaú para exigir o direito de escolher seu presidente. Apesar da derrota no Congresso Nacional, onde a emenda das Diretas não obteve o quórum necessário, o legado desse movimento perdurou, marcando um capítulo importante na história política do Brasil.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




