Nesta quarta-feira (17/04/2024), os deputados federais Ricardo Ayres (Republicanos-TO), Bruno Ganem (Podemos-SP) e Gabriel Mota (Republicanos-RR) anunciaram que não mais relatarão o processo no Conselho de Ética da Câmara contra o deputado Chiquinho Brazão (Sem partido-RJ), suspeito de ser mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco em 2018. Essa decisão, que surpreendeu o colegiado, foi destacada pelo deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), presidente do conselho na sessão de hoje.
Bruno Ganem justificou sua saída do caso devido às suas tarefas como pré-candidato nas eleições municipais de outubro. Já Ricardo Ayres informou que não poderia assumir a relatoria por já ter sido designado para outro processo de quebra de decoro parlamentar. Por sua vez, Gabriel Mota não deu razões para sua recusa. O processo contra Brazão, que pode resultar na cassação de seu mandato, permanece em suspenso enquanto os membros do conselho decidem sobre a nova relatoria.
Com a retirada dos parlamentares, foram sorteados novos nomes: as deputadas Jack Rocha (PT- ES), Rosângela Reis (PL-MG) e o deputado Joseildo Ramos (PT-BA). Destes, apenas Rosângela votou pela libertação de Brazão. Agora, o presidente do Conselho de Ética, o deputado Leur Lomanto Júnior (União/BA), deve escolher um novo relator entre os sorteados.
Chico Alencar expressou a esperança de que, desta vez, um nome seja definido para relatar o caso, afirmando que os novos relatores não declinarão da tarefa. Enquanto isso, o Conselho de Ética também arquivou as representações por quebra de decoro parlamentar contra quatro outros parlamentares, incluindo Ricardo Salles, General Girão, Lindbergh Farias e Sâmia Bomfim. As decisões dos relatores e do conselho sobre esses casos seguiram o caminho do arquivamento.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




