O estado da Bahia está prestes a dar um grande salto na produção agrícola irrigada, com o apoio do Governo Federal através do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Nesta segunda-feira (08/04/2024), o ministro Waldez Góes e o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, deram o pontapé inicial para os estudos de implantação do Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú, localizado na região do Médio São Francisco, assinando a autorização para sua elaboração. A iniciativa contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e autoridades locais.
Com a expectativa de gerar cerca de 180 mil empregos diretos, indiretos e induzidos, o Projeto de Irrigação Vale do Iuiú engloba quatro municípios baianos: Iuiú, Malhada, Sebastião Laranjeiras e Guanambi. A ordem de serviço para a elaboração dos estudos, no valor de R$ 4,9 milhões, visa garantir a viabilidade técnica, econômica e ambiental do empreendimento, que compreende uma área de 80 mil hectares.
O governador Jerônimo Rodrigues expressou confiança no potencial do projeto para impulsionar não apenas o vale, mas todo o estado da Bahia, além de contribuir para o combate à fome e à geração de empregos. O Projeto Vale do Iuiú, com dois grandes blocos – Iuiú Norte e Iuiú Sul – prevê a irrigação de uma área de 51,7 mil hectares, aproveitando as condições favoráveis de solo, clima e disponibilidade hídrica do rio São Francisco.
Segundo o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, o projeto promete desenvolver a região de forma significativa, tornando-se um novo marco na agricultura baiana. A potencialidade agrícola do Vale do Iuiú é vasta, abrangendo culturas tradicionais como feijão e olerícolas, além de frutas semiperenes e perenes.
O ministro Waldez Góes destacou a importância de políticas públicas consistentes para combater a fome e promover a inclusão social, ressaltando o compromisso do presidente Lula com o desenvolvimento do país. Com a concessão dos estudos à empresa Techne-Nova Engevix, o acesso ao projeto de irrigação será facilitado pelas rodovias BR-030 e BR-122, fortalecendo a logística de escoamento da produção.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




