O alerta para sintomas persistentes como tosse prolongada e febre à tarde ganha relevância diante dos números preocupantes da tuberculose no Brasil. Com uma incidência de 37 casos a cada 100 mil habitantes, segundo dados do Ministério da Saúde, a doença requer atenção especial. Em Feira de Santana, 157 casos foram registrados em 2023, com uma incidência de 25,4 por 100 mil habitantes. A tuberculose pulmonar, o tipo mais frequente, representa 116 desses casos na cidade.
Além da tosse prolongada, a febre baixa à tarde, a perda de peso ou a falta de apetite, suores noturnos e dores no peito são sintomas associados à tuberculose. Como uma doença infecciosa, o risco de contágio é maior em locais pouco ventilados e com aglomeração de pessoas.
A enfermeira referência técnica de tuberculose, Gilca Lessa, destaca que o tratamento é oferecido gratuitamente na rede municipal e dura seis meses, sem interrupções.
“A tuberculose é uma doença curável. Geralmente, após duas semanas de tratamento, a pessoa deixa de transmitir a doença. É fundamental que qualquer pessoa que apresente esses sintomas busque avaliação em uma unidade de saúde do bairro”, ressalta.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




