A Federação Única dos Petroleiros (FUP) intensifica sua cobrança à Petrobrás pela urgência na reativação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR), fechada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. A expectativa é que a medida seja deliberada na reunião da diretoria executiva da estatal, agendada para esta quarta-feira, 17.
Segundo o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, a retomada das operações na Fafen-PR é vital e deve ser acompanhada pela recontratação dos trabalhadores que perderam seus empregos com o fechamento da unidade, totalizando cerca de mil entre empregos diretos e indiretos. A fábrica, que encerrou suas atividades em março de 2020 como parte do plano de desinvestimento da Petrobrás, era responsável por uma parcela significativa da produção nacional de ureia, amônia e ARLA 32, elementos fundamentais na fabricação de fertilizantes.
A reabertura da Fafen-PR está alinhada com o plano estratégico da Petrobrás para o período de 2024 a 2028 e com o Plano Nacional de Fertilizantes. A FUP ressalta a importância não apenas econômica, mas também em termos de segurança alimentar, destacando que o Brasil é um dos principais produtores agrícolas do mundo e necessita diminuir sua dependência das importações de fertilizantes nitrogenados.
Atualmente, o Brasil importa cerca de 85% dos fertilizantes que consome, tornando-se crucial a reativação das fábricas de fertilizantes no país. A FUP estima que a reabertura da Fafen-PR, juntamente com a retomada das Fafens Bahia e Sergipe, além da conclusão das obras da Fafen-MS, poderia reduzir significativamente essa dependência, alcançando uma autossuficiência na produção de fertilizantes.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




