A partir de 02 de abril de 2024, Salvador inaugura seu primeiro Planetário, uma iniciativa pioneira da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com uma cúpula de 11 metros de diâmetro e tecnologia de ponta, o espaço oferece uma experiência única de imersão no cosmos, utilizando projetores digitais para transformar sua superfície em uma tela cinematográfica, permitindo a visualização detalhada de estrelas, planetas, constelações e galáxias.
Além das projeções no interior da sala, o Planetário disponibiliza potentes telescópios para observação direta do céu, permitindo aos visitantes contemplar desde a Lua até os anéis de Saturno. A estrutura, doada à UFBA por um ex-aluno, Francisco Lacerda Brito, conta com a parceria do Instituto de Astronomia Brito Castelo Branco (IABCB) e da Associação de Astrônomos Amadores da Bahia para sua gestão e promoção de atividades.
O Planetário da UFBA não apenas proporcionará sessões abertas ao público em geral, mas também reservará sessões gratuitas para estudantes de escolas públicas e para a comunidade acadêmica interna, com a receita das demais sessões revertida para a manutenção do espaço. Sua inauguração representa um marco para a capital baiana, abrindo portas para a exploração astronômica e científica, além de servir como um centro de aprendizado multidisciplinar para a UFBA.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




