Posto de testagem da Sesab na Micareta 2024 de Feira de Santana agrada foliões

As amigas Edna Cerqueira e Dilza Cândida, respectivamente com 77 e 69 anos, desfrutaram do segundo dia da Micareta de Feira de Santana, na última sexta-feira (19/04/2024), com uma mistura de diversão, alegria e cuidado com a saúde. Antes de se entregarem à folia, as duas feirenses fizeram uma parada no posto de testagem da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), instalado no Circuito Maneca Ferreira, para realizar testes rápidos de detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C. O serviço oferecido pelo Governo da Bahia visa atender tanto os baianos quanto os turistas que participam da festa até o próximo domingo (21).

Dilza Cândida compartilha sua experiência:

“O atendimento superou minhas expectativas. Realizei os testes e os resultados saíram pouco tempo depois, tudo bem rápido e eficiente. Sou foliã da Micareta de Feira há muitos anos e te digo com toda certeza que esse posto de testagem fez a diferença na festa. Serviço importantíssimo que mostra à população que é possível se divertir e cuidar da saúde ao mesmo tempo.”

Durante o segundo dia da festa, foram realizados 957 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, com diversos resultados positivos, incluindo um caso de HIV, 20 de sífilis, um de hepatite B e um de hepatite C. Ao longo dos dois dias de Micareta, foram realizados 1.577 testes, com quatro casos positivos para HIV, 37 para sífilis, além de outros dois para hepatite C e um para hepatite B. Nove pessoas iniciaram o tratamento para sífilis no local.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, ressalta que essa iniciativa é crucial na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs):

“Estamos distribuindo preservativos no estande e em ações ao longo do circuito. Esse é um chamado que fazemos a todos os foliões: venham testar. É tranquilo, é rápido e a gente pode quebrar esse ciclo de transmissão.”

A coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão, destaca que os casos positivos são encaminhados para tratamento imediato:

“Asseguramos para as pessoas que, em caso de resultado positivo, elas terão toda essa assistência necessária. Os positivados já saem daqui com o agendamento para serem atendidos por uma equipe multiprofissional e iniciar o tratamento.”

O Governo da Bahia está investindo cerca de R$ 800 mil em ações de assistência, prevenção, vigilância e fiscalização da saúde durante os quatro dias de festa. São 470 plantões, um aumento significativo em relação ao ano anterior, além da ampliação na frota de ambulâncias e reforço no estoque de medicamentos e insumos.

Além dos testes rápidos, mais de 176 mil preservativos já foram distribuídos no estande de testagem e em diversas ações pelo circuito da Micareta, visando promover a prática segura de sexo durante o evento.

Durante a festa, as unidades de saúde estaduais operam em esquema especial para garantir o atendimento de baianos e turistas. Nos dois primeiros dias da Micareta, foram registradas seis ocorrências médicas nas unidades estaduais, com as vítimas sendo provenientes da festa. O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) também conta com um Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas, pronto para agir em casos de emergência.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading