Presidente do Equador enfrenta ação judicial no México por ataque à embaixada em Quito

Neste domingo (28/04/2024), advogados mexicanos apresentaram uma denúncia criminal à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente do Equador, Daniel Noboa, e outras autoridades equatorianas, pelo assalto à embaixada do México em Quito, ocorrido em 5 de abril. A denúncia alega que Noboa ordenou a invasão da sede diplomática mexicana, resultando em violência contra funcionários e no sequestro do ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas, asilado na embaixada. Além disso, aponta para crimes como espionagem, detenções ilegais e danos à propriedade. A ação judicial, somada à disputa perante a Corte Internacional de Justiça (CIJ), reflete a gravidade do incidente diplomático e suas repercussões legais.

Os advogados destacam que a PGR mexicana é competente para investigar os supostos crimes, considerando que o Código Penal Federal mexicano estabelece que delitos cometidos em embaixadas e delegações mexicanas são considerados ocorridos em território nacional. A denúncia também ressalta a possível traição à pátria por parte da ministra do Interior equatoriana, Mónica Palencia, e outros crimes relacionados à intervenção ilegal nos sistemas de comunicação da embaixada mexicana. A ação judicial busca abordar um amplo espectro de infrações, desde motim e invasão de domicílio até crimes contra a humanidade, como tortura e privação ilegal da liberdade.

A disputa legal entre México e Equador ganha ainda mais destaque com a exigência do Estado mexicano para que o Equador seja expulso das Nações Unidas até que ofereça desculpas pela violação à sede diplomática. O ataque à embaixada mexicana em Quito desencadeou uma crise diplomática sem precedentes entre os dois países, com o Equador alegando interferência nos assuntos internos ao conceder asilo a Jorge Glas, condenado por crimes relacionados à corrupção. Noboa justificou o ataque como uma medida de justiça, enquanto o México busca reparação e responsabilização pelas ações equatorianas.

*Com informações da Sputnik News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading