Quem são os principais pré-candidatos à prefeito de Salvador nas eleições de 2024

A eleição para a prefeitura de Salvador vai repetir o embate entre os dois principais grupos políticos do estado, opondo o prefeito Bruno Reis (União Brasil) e o vice-governador Geraldo Júnior (MDB).

Ambos vão para as urnas ancorados em amplas coligações partidárias e devem polarizar a disputa. Também devem concorrer ao cargo o policial civil Kleber Rosa (PSOL) e a empresária Luciana Buck (Novo).

Considerado favorito para a disputa, Bruno Reis deve disputar a reeleição em 2024 com o apoio de ao menos oito partidos, incluindo PP, Republicanos, PSDB e PDT. O PL do ex-presidente Jair Bolsonaro também vai apoiar o prefeito na busca por um novo mandato.

Reis vai tentar solidificar nas urnas a hegemonia de 11 anos do grupo político liderado pelo ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) na capital. Com uma gestão sem grandes sobressaltos, ele trabalha para imprimir marcas próprias.

No campo da oposição, o vice-governador Geraldo Júnior vai para a disputa ancorado no apoio do PT, que não terá candidato próprio em Salvador pela segunda vez desde a redemocratização.

Geraldo unificou a base aliada do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e deve ser apoiado por legendas como PSD, Avante, Podemos, PSB, PV e PC do B.

A estratégia do grupo, mais uma vez, será a de vincular o nome do candidato ao presidente, repisando o mote “time de Lula” que deu certo em eleições estaduais, mas falhou nas últimas três disputas municipais na capital.

Geraldo também é conhecido por sua interlocução com o empresariado e com líderes políticos da capital – antes de ser eleito vice-governador, foi vereador e presidente da Câmara Municipal por quatro anos.

Sem o PT na disputa pela prefeitura, Kleber Rosa vai trabalhar para atrair o eleitorado de esquerda da capital baiana e tentar chegar ao segundo turno. Luciana Buck, por sua vez, mira o eleitorado conservador.

Pré-candidatos à Prefeitura de Salvador em 2024

  • Bruno Reis (União Brasil)
  • Geraldo Júnior (MDB)
  • Kleber Rosa (PSOL)
  • Luciana Buck (Novo)

Datas importantes

  • 06 de abril: Data-limite para o registro partidário
  • 25 de julho a 05 de agosto: Convenções
  • 15 de agosto: Prazo para o registro de candidaturas
  • 30 de agosto a 03 de outubro: Propaganda eleitoral no rádio e na TV
  • 06 de outubro: Primeiro turno
  • 27 de outubro: Segundo turno

*Com informações do Jornal Folha de S.Paulo.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading