O Dia Nacional da Caatinga, celebrado em 28 de abril, foi antecipado em Sento-Sé com uma série de ações educativas e de conscientização promovidas pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur). No último dia 24 de abril de 2024, cerca de mil estudantes participaram das atividades realizadas na Praça Central, que incluíram palestras, distribuição de mudas de plantas nativas e exposições sobre o bioma.
“Iniciamos a programação no dia 16 de abril com o plantio de mudas no monte, envolvendo alunos do Colégio Estadual Dr. Juca Sento-Sé. Hoje, culminamos essa iniciativa com um momento educativo que foi muito bem recebido pelos participantes”, destacou Tereza Rodrigues, titular da Sematur.
As palestras abordaram diversos temas relacionados à preservação da Caatinga, com destaque para o Recaatingamento, projeto desenvolvido pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). Wesley Souza, técnico agrícola e colaborador do IRPAA, ressaltou a importância da educação contextualizada com a realidade do semiárido na formação dos jovens.
O evento contou com a parceria do IRPAA, escolas das redes municipal, estadual e particular, e do Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Sento-Sé (NUCA). Os estudantes presentes elogiaram a iniciativa e destacaram a importância de aprender sobre as plantas nativas da Caatinga e os produtos derivados delas.
Sento-Sé é reconhecida como a ‘Capital Mundial do Bioma Caatinga’ devido à sua vasta extensão territorial nesse bioma exclusivamente brasileiro. A preservação da Caatinga é essencial para o equilíbrio ambiental global, já que esse ecossistema é responsável por absorver uma quantidade significativa de gases de efeito estufa. Além disso, a Caatinga é rica em recursos naturais, como plantas medicinais, frutos silvestres e fibras.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




