Uma tosse persistente por mais de três semanas pode ser um sinal alarmante de tuberculose. Esta doença infecciosa, muitas vezes confundida com sintomas comuns de gripe em seu estágio inicial, pode ter desdobramentos fatais se não for diagnosticada e tratada adequadamente.
Dentre as estratégias mais eficazes para combater a tuberculose está a vacina BCG, disponível gratuitamente para recém-nascidos em todos os postos de saúde de Feira de Santana. Essa vacina não apenas reduz o risco de complicações, mas também protege contra formas graves da infecção, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar.
Nos primeiros meses deste ano, aproximadamente 700 doses da vacina BCG foram administradas na região. Segundo Gilca Lessa, enfermeira referência técnica em Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde, o foco principal reside na tuberculose pulmonar, cujos casos apresentaram um aumento preocupante de 27% comparado ao ano anterior.
“A tuberculose pulmonar é altamente contagiosa, pois a transmissão ocorre através de simples gestos como falar, tossir ou espirrar”, enfatizou Gilca.
A aplicação da vacina BCG é preferencialmente realizada entre 12 horas e 30 dias após o nascimento. Para que a imunização ocorra, é necessário que os pais ou responsáveis estejam presentes, munidos com certidão ou declaração de nascimento emitida pelo hospital, cartão SUS e caderneta de vacinação do menor.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




