A situação em Gaza atinge níveis críticos com a evacuação de cerca de 300 mil pessoas de Rafah, cidade no sul da Faixa de Gaza. A agência da ONU para refugiados palestinos, Unrwa, alertou para a falta de abrigos seguros na região, enquanto o secretário-geral da ONU, António Guterres, e o chefe de direitos humanos, Volker Turk, enfatizaram os perigos de uma ofensiva israelense em grande escala.
O chefe da ONU e o primeiro-ministro do Qatar concordaram que uma operação militar massiva em Rafah teria consequências catastróficas e deve ser evitada. Agradecendo os esforços de mediação do Qatar, Guterres discutiu a situação com líderes do Kuwait em busca de um cessar-fogo urgente em Gaza.
Volker Turk expressou preocupação com a piora das condições de vida em Gaza devido aos intensos ataques aéreos israelenses. Ele alertou que as ordens de evacuação do exército israelense afetam quase 1 milhão de pessoas em Rafah, deixando-os sem opções seguras. Ressaltando a violação da lei humanitária internacional, Turk fez um apelo por um cessar-fogo imediato e a libertação de reféns.
*Com informações da ONU News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




