Durante todo o mês de maio de 2024, os habitantes de Feira de Santana entre 50 e 80 anos, que se enquadrem como fumantes ou ex-fumantes, têm a oportunidade de realizar o cadastro para o rastreamento do câncer de pulmão. A iniciativa, promovida pelo Senai Cimatec com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, visa oferecer tomografias gratuitas para esse público específico. A partir do dia 20, a cidade receberá a Carreta de Saúde Respiratória, onde serão realizados os exames.
Para se cadastrar, os interessados devem procurar as unidades de saúde dos bairros, onde serão registrados para participar do programa de rastreamento. Após o cadastro, os pacientes serão submetidos a uma triagem realizada pela equipe do projeto, que determinará se estão aptos para a realização da tomografia de pulmão. Os exames serão realizados em uma unidade móvel instalada na Praça Filinto Bastos, mediante agendamento prévio.
A secretária municipal de saúde, Cristiane Campos, enfatiza a importância dessa iniciativa como uma estratégia para detectar precocemente o câncer de pulmão, possibilitando um tratamento mais eficaz e aumentando as chances de cura. “O câncer de pulmão é uma das doenças que mais causam óbitos, e muitas vezes é descoberto apenas em estágios avançados. Com a Carreta Respiratória, queremos oferecer à população a oportunidade de identificar a doença em um estágio inicial, onde as intervenções médicas podem ser mais eficazes”, destacou.
Além das unidades de saúde dos bairros, o cadastro para a triagem também pode ser realizado através do número de WhatsApp 71 9 9927-9041 ou pelo site propulmao.com.br.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




