O tradicional Bembé do Mercado, que neste ano completa 135 anos de história, abriu suas portas em Santo Amaro, na Bahia, com uma programação repleta de rituais religiosos, manifestações culturais e debates sobre temas sociais relevantes. Reconhecido como Patrimônio Cultural Nacional e Imaterial da Bahia, o evento celebra a resistência do povo negro e atrai visitantes de todo o Brasil e do exterior, fortalecendo o afroturismo na região.
“Celebramos e buscamos o tombamento do Bembé como Patrimônio da Humanidade. Este ano, além das celebrações religiosas, estamos promovendo debates sobre direitos da mulher, das pessoas com deficiência e da comunidade LGBTQIAPN+”, explicou o babalorixá Pai Pote, presidente da Associação Beneficente Bembé do Mercado.
As manifestações do Bembé do Mercado impactam positivamente o turismo em Santo Amaro, destacando a identidade dos terreiros e das comunidades quilombolas. Paulo Sobrinho, da Secretaria de Turismo do Estado, ressaltou a importância do evento como um dos atrativos do Recôncavo, lotando os hotéis da região.
Para os visitantes, como o comunicador Flávio Lobo, que veio por recomendação de um pai de santo baiano, e o professor Leonardo Nogueira, que já tinha estado na cidade para pesquisas, o Bembé do Mercado representa a essência da cultura afro-brasileira e a tolerância em todas as formas de expressão.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




