Entre os dias 24 e 26 de maio de 2024, a cidade de Barra do Choça, localizada na região sudoeste da Bahia, sediou o 15º Encontro Nacional do Café, evento que reuniu produtores, técnicos e representantes do setor cafeeiro. Um dos pontos altos da programação foi a primeira reunião ordinária da Câmara Setorial da Cafeicultura, coordenada pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Wallison Tum.
A criação da Câmara Setorial da Cafeicultura atende a uma demanda antiga dos produtores e é vista como um avanço para a articulação e consulta das demandas do setor.
“O Encontro Nacional do Café é uma excelente oportunidade para destacarmos o potencial da cafeicultura baiana e fortalecer a cadeia produtiva do nosso estado. A Seagri sempre apoiou a iniciativa e, em 2024, minha gestão articulou a realização da primeira reunião da câmara setorial, reunindo nosso quadro técnico da Seagri, produtores e associações para dar esse pontapé inicial”, afirmou Wallison Tum.
A reunião contou com a participação de diversos setores da cafeicultura baiana. Durante o encontro, a cafeicultora Tadeane Pires Matos, de Ibicoara, foi eleita presidente do colegiado. A agrônoma e assessora técnica da Seagri, Keyla Soares, destacou que foram definidos o calendário de reuniões e as pautas prioritárias para o ano, incluindo questões como a disponibilidade de energia na zona rural e a indicação geográfica do café.
Cesar Nery, diretor-executivo da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), destacou a importância da câmara como um fórum permanente de discussão para os problemas da cafeicultura, permitindo melhorias significativas para o setor na Bahia, que já tem uma expressiva presença no cenário nacional e mundial.
Barra do Choça, maior produtora de café da Bahia, desempenha um papel significativo na produção de café Arábica e Conillon no país. Em 2023, a produção baiana totalizou 3,4 milhões de sacas, consolidando o estado como o maior produtor de café da região nordeste. A produção de café arábica concentra-se nas regiões do Planalto e Cerrado, conhecidas por suas condições ideais para o cultivo de grãos de alta qualidade.
A previsão para 2024 é de um aumento de 5% na produção, totalizando 3,6 milhões de sacas. Segundo o 1º Levantamento de Safra da Conab, a Bahia ocupa a quarta posição entre os estados produtores de café no Brasil, com uma safra estimada em 3,61 milhões de sacas de 60 kg, representando 6,2% da produção nacional.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




