No último sábado (18/05/2024), a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) revelou o primeiro roteiro integrado de observação de aves do Brasil, uma iniciativa que promete colocar a Bahia no mapa dos destinos mundiais de birdwatching. O lançamento, que ocorreu durante o 17º Avistar, maior encontro de observadores de aves da América Latina, realizado na Cidade Universitária USP, em São Paulo, marcou um passo significativo para o turismo ecológico no país. A programação do evento, que começou na sexta-feira (17) e se estendeu até domingo (19), atraiu operadores e agentes de viagens, biólogos, ornitólogos, indígenas e estudantes interessados na diversidade avifaunística do Brasil.
O novo roteiro turístico contempla centenas de espécies de aves catalogadas em mais de 50 municípios distribuídos por 12 zonas turísticas da Bahia, das quais oito são espécies endêmicas. Este trabalho é fruto de um extenso mapeamento realizado pela Setur-BA, com a colaboração de especialistas e a capacitação de profissionais do turismo. A arara-azul-de-lear, uma das espécies ameaçadas de extinção que pode ser observada nas regiões Caminhos do Sertão e Lagos e Cânions do São Francisco, foi escolhida como símbolo do segmento.
Fabíola Paes Leme, superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Setur-BA, destacou a importância do projeto:
“Iniciamos o trabalho no ano passado e percorremos as regiões que abrigam o maior número de espécies, com a contribuição de pesquisadores. Tivemos também a capacitação do trade turístico sobre atendimento aos observadores de aves. Esse roteiro qualifica o destino Bahia, em um segmento que atrai visitantes estrangeiros, além de ajudar na preservação das espécies”.
A recepção à iniciativa foi amplamente positiva. Guto Carvalho, um dos organizadores do Avistar, celebrou o projeto como uma “novidade fantástica” que oferece uma nova perspectiva dentro do turismo baiano. Leo Persi, coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, ressaltou a importância estratégica da Bahia nesse contexto:
“A Bahia é um dos estados mais ricos em ambientes naturais conservados. A Embratur, que ajuda na promoção dos destinos baianos pelo mundo, entende como estratégico consolidar o Brasil e a Bahia com esse diferencial de competitividade, que promove experiências autênticas, respeitando as comunidades e a biodiversidade”.
O biólogo cearense Ciro Albano, guia de turismo e proprietário de uma agência especializada em observação de aves, reforçou o interesse crescente dos turistas estrangeiros pelas espécies baianas.
“Em minha empresa, a região Nordeste é a mais procurada, sendo a Bahia o nosso carro-chefe. O estado tem aves endêmicas exclusivas, como a arara-azul-de-lear, no Sertão; e o gravatinha, na Chapada Diamantina. Por isso, para os turistas internacionais, é obrigatório passar pela Bahia. Já temos pacotes vendidos até 2026”, relatou Albano.
A Bahia, conhecida por sua rica cultura e belezas naturais, agora se destaca ainda mais no cenário internacional do ecoturismo, oferecendo uma experiência única de conexão com a natureza e de preservação ambiental. A iniciativa da Setur-BA não só potencializa o turismo sustentável, mas também reafirma o compromisso do estado com a conservação das espécies e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades envolvidas.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




