UPAs e Policlínicas de Feira de Santana registram mais de 865 mil atendimentos no primeiro trimestre de 2024, diz Governo Colbert Martins

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas Municipais de Feira de Santana realizaram mais de 865 mil atendimentos nos primeiros três meses de 2024.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas Municipais de Feira de Santana realizaram mais de 865 mil atendimentos nos primeiros três meses de 2024.

Durante os meses de janeiro a março deste ano, as UPAs e Policlínicas Municipais de Feira de Santana foram responsáveis por um total de 865.292 atendimentos, conforme dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Esse número representa um aumento significativo em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 612.488 atendimentos.

Entre os serviços mais procurados, destacam-se os procedimentos médicos, que totalizaram 416.687 atendimentos, seguidos pelos exames de laboratório, como Eletrocardiograma, Raio-X e ultrassonografia, que somaram 112.740 atendimentos, e os acolhimentos com classificação de risco, totalizando 111.824.

Para Vera Lucia Galindo, coordenadora-geral das UPAs e Policlínicas Municipais, esses números refletem a eficiência das estratégias de descentralização dos serviços de saúde, que incluem consultas com especialistas e exames de média e alta complexidade. Segundo ela, a descentralização tem contribuído significativamente para oferecer um atendimento de qualidade e acessível a todos os cidadãos.

As policlínicas municipais de Feira de Santana oferecem mais de 26 tipos de consultas especializadas para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo cardiologia, gastroenterologia, neurologia e angiologia. Além disso, disponibilizam uma variedade de exames, como ecocardiograma transtorácico, holter, mapa, preventivo (papanicolau), ultrassonografia com doppler colorido de vasos e endoscopia digestiva alta, além de procedimentos de cirurgia geral.

Para ser atendido nas policlínicas, é necessário realizar um agendamento prévio por meio das Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros, utilizando a Central Municipal de Regulação (CMR), garantindo assim um fluxo organizado e eficiente de atendimento.


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