A 53ª Exposição Nacional Agropecuária de Vitória da Conquista, a ExpoConquista, começa nesta quarta-feira (05/06/2024) e vai até domingo (09/06), no Parque de Exposições em Vitória da Conquista, Sudoeste da Bahia. Este ano, a agricultura familiar baiana retorna ao evento com força total, destacando-se através de 24 estandes que exibem uma ampla variedade de produtos diferenciados, incluindo cafés, polpas de frutas, ovos caipiras, rapaduras, farinhas, biscoitos e artesanato.
Além dos estandes, a agricultura familiar marca presença com uma praça gastronômica que promete encantar os visitantes com delícias regionais. Espaços dedicados a bebidas produzidas pela agricultura familiar, como cafés, cachaças e cervejas de umbu, caju, licuri e mandioca, também são destaques do evento.
O evento, realizado pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac) com apoio do Governo do Estado e da prefeitura municipal de Vitória da Conquista, recebe um impulso significativo através das ações do Governo do Estado, executadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia), apresenta a loja do Empório da Agricultura Familiar. Este espaço traz os produtos mais saudáveis, inovadores e sustentáveis da agricultura familiar baiana, destacando-se como um dos pontos altos da ExpoConquista.
Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR, enfatizou a importância da agricultura familiar na região e os investimentos contínuos para sua promoção.
“Junho é o mês da agricultura familiar e estamos investindo na presença robusta dos nossos produtos em feiras e eventos pela Bahia e pelo Brasil, como a ExpoConquista, a Bahia Farm Show (Luís Eduardo Magalhães) e a Naturaltech (São Paulo). No Sudoeste, a nossa agricultura é muito pujante, desde a agroindústria familiar e o laboratório sensorial da Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac) até a produção de derivados da cana-de-açúcar, como a Rapadurinha do Vale do Jacaré”, destacou Ribeiro.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




