Agroindústria em Abaré e Curaçá impulsiona fruticultura no Território Itaparica

No último sábado (15/06/2024), agricultores familiares da Associação Agropecuária de Jovens Piscicultores e Horticultores Familiar do Município de Abaré e Curaçá (Hortpeixe), localizados no Território de Identidade Itaparica, receberam a Unidade de Beneficiamento de Derivados de Frutas. A entrega foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

A nova agroindústria, destinada a potencializar a produção de frutas na região, será instalada em Agrovila 19, um Distrito de Irrigação que dispõe de estrutura para a limpeza e classificação das frutas in natura, além de transformá-las em polpas e doces. A unidade possui capacidade de processamento mensal de aproximadamente 30 toneladas de polpas de frutas, incluindo acerola, manga, maracujá, abacaxi, goiaba, mamão e graviola. Também pode produzir cerca de 2,5 toneladas de doces de frutas, como banana, goiaba e mamão.

Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR, ressaltou a importância da agroindústria para a região:

“Essa agroindústria é de extrema relevância, pois na região há uma alta produção de frutas. A unidade em Agrovila 19 permitirá não apenas a limpeza e classificação das frutas, mas também sua transformação em polpas e doces, agregando valor à produção e assegurando a comercialização junto à alimentação escolar nos municípios de Abaré e Curaçá, além de via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”.

A unidade beneficiará diretamente mais de 50 famílias, criando novas oportunidades de emprego e renda. Segundo Jociclea de Carvalho, presidente da Hortpeixe, a chegada da agroindústria representa um avanço significativo para os agricultores familiares da região.

“A unidade chega em um momento importante, pois teremos como qualificar nossa produção. Desde 2011, comercializamos frutas in natura e agora será possível utilizar a colheita de frutas por completo, sem desperdício. Nossa expectativa é aumentar a renda e gerar mais emprego em Curaçá e Abaré a partir da utilização desta unidade”, afirmou.

A nova estrutura também permitirá a produção de derivados de frutas, contribuindo para a diversificação da economia local e fortalecendo a cadeia produtiva da fruticultura no Território Itaparica. Com a ampliação das atividades, espera-se que os agricultores possam melhorar suas condições de vida e aumentar a sustentabilidade econômica das famílias envolvidas.

O projeto integra as ações do Governo do Estado para promover o desenvolvimento rural e a agricultura familiar, alinhando-se às políticas públicas de incentivo à produção sustentável e à geração de emprego e renda no meio rural. A expectativa é que, com a operação plena da agroindústria, a região possa se consolidar ainda mais como um polo de produção frutífera, beneficiando toda a comunidade local e fortalecendo a economia do Território de Identidade Itaparica.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading