Em Cáceres (MT), nesta sexta-feira (21/06/2024), a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, revelou detalhes sobre o projeto das Rotas de Integração Sul-Americana, destacando a Rota 3, denominada Quadrante Rondon. A iniciativa, retomada após o Consenso de Brasília assinado em maio de 2023, prevê cinco rotas estratégicas para integrar o Brasil aos demais países da América do Sul e ao oceano Pacífico, promovendo competitividade internacional e facilitando o acesso a portos vizinhos para exportações.
Tebet enfatizou a importância da infraestrutura para impulsionar o comércio internacional, citando exemplos como a importação de azeitonas do Peru e a exportação de grãos e carnes de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para a Ásia. Segundo ela, as obras necessárias, como hidrovias, rodovias, pontes e aeroportos, estão previstas no Orçamento brasileiro, integradas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Enquanto isso, investimentos nos países vizinhos serão financiados por bancos multilaterais como CAF, BID e Fonplata, totalizando US$ 10 bilhões, dos quais US$ 3 bilhões serão destinados a estados e municípios brasileiros via BNDES.
A previsão é que muitas das rotas estejam operacionais até 2027, conectando diretamente o Brasil à Ásia e fortalecendo a economia regional e nacional.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




